O que é Low Poo e No Poo

As vezes é necessário ser “curta e grossa“, cortar o “bla- bla- bla” e ir direto ao assunto.
Low/No Poo é um assunto longo e às vezes complicado, principalmente, para os iniciantes.

Eu conheço as técnicas tem mais ou menos  quatro anos, meu desejo é trazer uma explicação rápida englobando as perguntas mais frequentes que recebo dos inciantes.

Ambas as técnicas foram “inventadas” e publicadas pela cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl e se popularizou em todo mundo como técnicas de tratamento que priorizam a utilização não só de agentes mais leves de limpeza, como também de substâncias que tratem o cabelo por completo, sem mascarar a saúde dos fios.

PicMonkey Collage

Shampoo, o Vilão!

O aspecto duro e seco, no final da lavagem é resultado da ação do Sulfato e outras substâncias de caráter ultra-limpantes presentes em muitos shampoos.
O sulfato é um tipo de detergente que não só elimina a sujeira, ma também remove óleos naturais do cabelo e do couro cabeludo, responsáveis não só pela sedosidade, como também pela proteção capilar.

O que é Low Poo?

  • Do inglês Low  significa baixo ou, nesse caso, pouco.
  • Poo vem da palavra Shampoo

O Low Poo, é uma técnica de limpeza capilar que defende o uso de shampoos com agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substâncias mais leves fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.
A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (parafina líquida -óleo mineral-, vaselina).Os petrolatos são substancias que mascaram a real condição do fio, além de impregnar o fio e necessitar de agentes limpantes fortes.
Nessa técnica, máscaras, cremes de pentear e demais produtos podem conter silicones que são retirados dos fios com o shampoo de caráter leve.

O que é No Poo?

  • Do inglês No significa não, ou nesse caso, nenhum.
  • Poo vem da palavra Shampoo

Nessa variação da técnica o uso de shampoos, mesmo os de caráter mais leves, são proibidos. A lavagem do cabelo passa a ser feita apenas com condicionadores e essa técnica recebe o nome de co-wash. Para a realização do co-wash també é importante lembrar que, além dos petrolatos, não utiliza-se qualquer produto (máscaras, leave-in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois estes só são retirados do cabelo com shampoo.  .
Nessa técnica, por não se fazer a utilização de shampoos, os produtos com silicones insolúveis não são utilizados.


Para não ficar tudo muito longo, confuso e complicado, em outra postagem eu vou fazer um guia rápido de como iniciar a técnica e uma breve lista de produtos que já utilizei e amei.

– x.o.x.o – Gothinha

 

Guia Completo do No/Low Poo

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “O que é Low Poo e No Poo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s